É spam, não é spam, o que é o spam?!

Spam
Spam

O spam, publicidade não solicitada ou lixo electrónico é algo que afecta todos os utilizadores da internet e que a mim me levanta uma série de questões.

O spam aplica-se a mais do que simplesmente mensagens de e-mails. Por exemplo, alguns comentários deixados neste site podem cair nessa categoria ou a criação de contas em determinados sites ou mensagens em forums e um cada vez maior número de situações. Quanto mais a internet é aberta ao utilizador mais situações se verificam.

Penso que existem 3 principais categorias de pessoas que fazem spam:

  1. as que pretendem simplesmente causar incomodo
  2. as que pretendem influenciar uma determinada acção
  3. as que pretendem informar de um serviço/produto/site

O caso dos individuos do numero 1 são simplesmente irritantes e alguns nomes mais que me ocorrem mas que não vou deixar aqui 🙂

Os segundos já pelo menos têm um objectivo, nem que seja enganar o utilizador e tentar que ele revele os seus dados de acesso bancário ou que visite um determinado site ou que descarregue um virus, etc.

Penso que estes 2 são aqueles grupos a que realmente deveremos concentrar as nossas energias e tentar bloquear. Para mim a grande questão é o terceiro grupo e a forma como na maioria dos casos ele fica associado e muitas vezes também bloqueado por filtros de spam, moderadores de forums e outros formas de bloqueio / condenação.

As leis do spam variam de país para país e como tal soltam a confusão e deixam que os criterios variem de pessoa para pessoa mesmo dentro do mesmo país.

Se eu estou situado em Portugal, o meu servidor de envio de e-mails nos Estados unidos e estou a enviar e-mails para Moçambique. Que lei devo aplicar?

Estas questão intriga-me. E levanta-se em muito mais questões do mundo da internet. Será que devo aplicar as leis de todos os paises? A de recepção, a de envio, a minha? E quando as leis se contradizem?

Os datacenters (locais onde os servidores de envio estão situados) por norma são a entidade maxima de bloqueio. E qual o critério destes? Pois, aqui entra outra questão. Existem sites e ferramentas onde nos podemos deslocar para denunciar e-mails de spam. Por isso qualquer utilizador pode classificar um e-mail como spam se ele perder um pouco de tempo e paciencia.

No datacenter se ao fim de X numero de classificações como spam eles bloqueam o servidor e nem querem saber se estamos ou não a cumprir com as regras. Eles simplesmente querem sacudir a agua do capote em como o datacenter deles não serve para envio de spam.

Vou ilustrar um exemplo:

Eu crio um site onde ofereço informações sobre apoios financeiros da comunidade europeia para a industria do comercio a retalho. Como tal quero informar que existe um local onde toda essa informação se encontra a todas as empresas de comércio a retalho. Se eu for às paginas amarelas, efectuar pesquisas e obtiver um numero de e-mails desse tipo de empresas parece que será obvio que as posso contactar e enviar um e-mail a informar deste novo local.

Mais a lei de spam da comunidade europeia diz algo que eu interpreto para uma empresa não existe a obrigatoriedade de confirmar o desejo da recepção de e-mails de uma determinada pessoa/empresa.

Nos estados unidos isso não acontece. A lei de spam diz que para contactar-mos uma empresa ou pessoa temos de receber um e-mail a confirmar esse desejo e esse e-mail deve ser guardado, assim como o ip de envio, data e hora.

Se eu enviar o e-mail a centenas destas empresas e se uma dezena disser que aquilo é spam eu serei banido do meu servidor.

Eu não me lembro de ter dado autorização às pessoas/empresas que todos os dias colocam folhetos na minha caixa do correio.

Se eu contactar por telefone, sem problema. Se eu contactar pessoalmente, por carta ou fax, sem problema. Por e-mail=ilegal?!

O mesmo acontece no forums ou blogs. Se eu responder a alguem que procure apoios financeiros da comunidade europeia para empresas de retalho e indicar o site do exemplo então poderá ser bloqueado ou o texto eliminado.

Será que não estamos a cair na mania de colocar o spam em qualquer coisa que nos apetece?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *